Matematica Financeira
Introdução 3
Etapa I 4
Etapa II 8 Etapa III 10
Etapa IV 11
Referências Bibliográficas 15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho a nossa função, é nos orientar, e calcular as funções de matemática financeira, tendo como base o regime de capitalização simples e composta.
E também resolver de forma sabiá os exercícios nele proposto.
CAPÍTULO I
Conceitos Fundamentais da Matemática Financeira e Capital
Os conceitos básicos da matemática financeira são: finanças e economia, que relacionam as variáveis fundamentais da matemática financeira.
Todas as operações financeiras envolvem algum capital, e no fim, toda operação de matemática financeira busca analisar o impacto das relações entre as partes e o tempo sobre o capital.
A capitalização é a forma de rentabilidade do capital. A forma de capitalização pode ser habitualmente do tipo simples ou composta. A capitalização por si só conecta o valor presente ao valor futuro através de uma relação matemática, relação que segue a proporção dos juros em função do tempo.
Capitalização Simples
Na capitalização simples os juros cobrados por períodos incidem somente sobre o capital. Isso significa dizer que os juros são cobrados sobre o valor do capital empenhado, de maneira proporcional ao tempo.
A capitalização simples relaciona o valor futuro ao valor presente através da fórmula abaixo:
VF =VP X (1+i X n )Onde
VF = Valor Futuro
VP = Valor Presente I = Taxa de juros n= Período da aplicação
Através da inversão da formula é possível desenvolver outros tipos de problemas, buscando encontrar, por exemplo, o valor presente de um valor futuro:
Este tipo de abordagem:
Este tipo de abordagem pode ser particularmente útil quando se deseja avaliar o valor de um investimento a ser feito tendo por base apenas se