Matematica financeira
Módulo: 4
Atividade: 2
Título: Vantagem e Desvantagem do Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno.
Aluno: Mariane Cristina de Mendonça
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 35
Introdução
O Valor Presente Líquido (VPL):
Utilizamos essa ferramenta para descobrirmos a atratividade de investimentos. Usualmente sendo muito utilizada como a taxa de atratividade, quando se descobrir a viabilidade de um projeto que lhe foi apresentado.
A Taxa Interna de Retorno (TIR):
Também se trata de uma medida de investimento, porém, se diferencia do VPL por não exibir nenhuma resposta diretamente relacionada a valores monetários. No caso do TIR, temos um retorno em medidas percentuais.
Justificativa
O valor presente líquido, também conhecido por valor atual líquido (VAL) é um método bastante difundido na área de tomada de decisão sobre investimento, por tratar-se de um método de fácil elaboração, a característica essencial do método do Valor Presente "é o desconto para o valor presente de todos os fluxos de caixa esperados como resultado de uma decisão de investimento". Todos os fluxos de caixa futuros são descontados.
A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.
Desenvolvimento
TAXA INTERNA DE RETORNO
A taxa interna de retorno é a taxa que equaliza o valor presente de um ou mais pagamentos (saídas de caixa) com o valor presente de um ou mais recebimentos (entradas de caixa). Como normalmente temos um fluxo de caixa inicial (no momento “zero”) que representa o valor do investimento, ou do empréstimo ou do financiamento, e diversos fluxos futuros de caixa representando os valores das receitas, ou das prestações, a equação que nos dá a taxa interna de retorno (TIR)
e de onde se deduz que:
A solução desse problema