Matematica financeira
A taxa de juros está em foco constante de atenção do público em geral. De maneira simples, pode ser definida como sendo o preço da moeda. Caso exista grande quantidade de moeda em circulação, ocorre queda na taxa de juros, sendo o inverso também verdadeiro.(CLETO, 2001)
Nos financiamentos, pode-se calcular o valor do subsídio oferecido computando-se a diferença entre o valor do financiamento e o Valor Presente Líquido (VPL) do fluxo de amortização e juros à pagar, descontado a taxa de mercado. Essa diferença deve ser somada ao VPL do projeto.
O problema para a empresa se deve ao fato de que o endividamento tem um custo menor para a empresa do se que levantar recursos dos seus acionistas, que é um capital de longo prazo, e, portanto, maior risco e maior retorno. Além disso, os juros pagos são despesas dedutíveis para efeito do cálculo do imposto de renda da empresa, enquanto que os dividendos não têm esse mesmo tratamento. É do interesse das empresas então, do ponto de vista puramente de custos, maximizar o seu endividamento, em detrimento de outras formas de financiamento.
Para evitar os riscos que um endividamento excessivo podem trazer, algumas empresas estabelecem um limite, que é uma função do ativo total da empresa. Assim, ao aceitar um projeto de investimento de capital, a empresa está aumentando o seu ativo, e conseqüentemente, também aumenta a sua capacidade de endividamento, que lhe trará um beneficio de menos imposto a pagar devido ao aumento de juros a pagar. (BRANDÃO, 2005)
Justificativa
O presente trabalho tem como objetivo exemplificar e esclarecer como as vendas à prazo e à vista diferem entre si e quais os tipos de negociação são os mais indicados tanto no lado do investidor, como no lado do tomador.
Desenvolvimento
1. Capitalização Simples
No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme