Matematica Financeira
A taxa de juros composta é baseada no valor do atual mês, ou seja, aumenta com o passar do tempo, o juros corre sobre o valor do mês anterior mais o valor do juro do mesmo mês, e assim sucessivamente.
Já o juro simples não, é baseado no preço da parcela e é fixo na maioria dos casos...
2. Pesquise sobre TAXAS e escolha três formas, dentre as diversas praticadas no mercado, definindo cada uma delas.
Taxas Fixas: São caracterizadas por nunca variarem ao longo de todo o processo de liquidação de uma divida, desde o inicio até ao final do contrato as taxas se mantém sempre as mesmas e por isso oferecem ao devedor a possibilidade de usufruir de níveis de risco extremamente reduzidos durante todo o período de pagamento.
Taxa Efetiva: É aquela aplicada quando o período de aplicação é igual ao período de capitalização, e reflete o número exato referente ao valor total a pagar pelos juros.
Taxa Nominal: Esta é uma taxa que sempre deverá constar nos contratos de créditos e aplicações financeiras, e tem uma correspondência equivalente ao período total de um ano.
3. Defina juros.
Define-se como juros o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um período determinado. Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro. Por outro lado, quem faz um empréstimo em dinheiro ou faz uma compra a crédito, geralmente terá que pagar um acréscimo pela utilização do dinheiro ou pelo parcelamento da totalidade do valor do bem. A esse acréscimo também se dá o nome de juro.
4. Pesquise sobre as operações de desconto e estabeleça a diferença entre desconto bancário simples, ou desconto por fora e desconto racional simples, ou desconto por dentro.
Desconto Bancário Simples (por fora) é aquele em que a taxa de desconto incide sempre sobre o montante ou valor futuro. É utilizado no Brasil de maneira ampla e