Matematica financeira
No início da atividade comercial havia apenas a troca de mercadorias.
Assim,um indivíduo A,produtor da mercadoria a e necessitado da mercadoria b,procurava o indivíduo B que a produzia.Se houvesse concordância na troca,tudo bem.
Com o desenvolvimento do comércio entre os indivíduos houve ,então,a necessidade de uma terceira mercadoria,de aceitação geral e,principalmente de fácil transporte de valor constante para todos os produtores.Essa mercadoria passou a ser o padrão de trocas e de comparação de valores dos demais produtos.Esse padrão tornou-se,assim,a moeda da comunidade.
Surgiu então, o problema : qual a melhor mercadoria a ser tomada como moeda? Chegou-se à conclusão de que a melhor moeda seria o metal: de fácil transporte, grande durabilidade e que permitia a obtenção de “pedaços” para pagamentos menores.
Com o passar do tempo , a moeda foi sofrendo um processo contínuo de desvalorização:passou da moeda mercadoria para moeda metálica e,finalmente,para um valor simbólico,tornando-se apenas um pedaço de papel (moeda-papel:emissão com lastro metálico;papel-moeda:emissão sem lastro metálico;moeda escritural ou moeda bancária:cheque).
1.1 Os juros
Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros das civilizações. Os primeiros indícios apareceram na Babilônia, no ano de 2000 AC, pois nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas, com o reembolso de parte de sementes ou de outros bens. Portanto, muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas. Na época, quando as sementes eram emprestadas para a semeadura de uma certa área, era lógico esperar o pagamento na próxima