MATEMATICA FINANCEIRA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
3º semestre
Docente:
Profª Urânia
Discente:
IVONEIDE SILVA BISPO
Atividade
Histórico de Matemática Financeira
Matemática Financeira
Serrinha-BA
2014
A matemática financeira, assim com a própria matemática, é um dos conhecimentos primórdios e básicos do homem. As descobertas matemáticas foram sendo movidas pela necessidade. Até mesmo o ato de “contar” um número muito grande de bois seria impossível sem a matemática.
A matemática financeira teve maior impulso ainda antes da criação do dinheiro. Na época o escambo (sistema de troca de mercadorias), era o modo como o comércio e a economia se moviam. A matemática financeira é mais voltada para problemas e situações que passamos pelo dia a dia, problemas que empresas, funcionários, empresários passam constantemente.
O primeiro registro impresso de matemática considerada como financeira foi a aritmética de Treviso, datada no ano de 1478, a qual já mostrava ser um matemática comercial, tendo em suas aplicações a prática de escambo, ou seja, a forma de organização econômica da época. Muitos livros foram produzidos no Século XVII e “redescobertos” na fase do Renascimento. Em 1484 foi publicado, na Itália, a “Aritmética Comercial”, escrita por Pierro Borghi. Essa aritmética foi de extrema importância para o desenvolvimento da matemática financeira, já que tratava de questões bastante pertinentes ao comércio da época. Prova de sua importância é que foram, pelo menos, 17 edições, sendo que a última aconteceu em 1557. Também um marco para a história dessa área foi uma forma de aritmética, desenvolvida por Filippo Calandri. Apesar de ser influente como foi a de Pierro Borghi, teve sua importância reconhecida por ser a primeira a contar com problemas ilustrados. Um povo antigo, os sumérios, mesmo 3000 a.C. já usavam da matemática financeira.