Matematica financeira
A finalidade da Matemática Financeira é analisar dados financeiros em determinadas operações (aplicações, empréstimos, investimentos), sejam elas simples ou mais complexas. Para viabilizar tal estudo, alguns conceitos matemáticos como fórmula, expressões e operações básicas são aplicados aos dados que se deseja analisar.No presente trabalho melhor sobre a matemática financeira.
Abordaremos alguns estudos de casos pra demonstrar a utilização da matemática financeira em nosso dia –a –dia.
DESENVOLVIMENTO
Matemática financeira
Conceitos básicos
A Matemática Financeira possui inúmeras aplicações no atual sistema econômico. Algumas estão presentes no nosso cotidiano, por exemplo, financiamentos de casa, empréstimos, aplicações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. A matemática financeira é composta por:
Capital: valor aplicado. Conhecido também como, Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Seu termo em inglês “Present Value” (tecla PV nas calculadoras financeiras).
Juros: é a remuneração do Capital empregado. Os juros podem ser: simples ou compostos: o Juros Simples: os juros de cada intervalo de tempo sempre serão calculados sobre o capital inicial emprestado ou aplicado. o Juros Compostos:os juros de cada intervalo de tempo serão calculados a partir do saldo no início do intervalo correspondente.
Taxa de juros:indica qual remuneração será paga ao capital, para um determinado período, normalmente é expressa em percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere.
Capitalização Simples Neste regime, os juros são calculados sobre o valor inicial, ou seja, não ocorre alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Nesta modalidade, a base de cálculo sempre é o Valor Atual ou Valor Presente (PV), na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV).
É, portanto, uma equação