Matematica Financeira
Módulo 17 – SÉRIES DE CAPITAIS
Ao final deste módulo o aluno será capaz de identificar uma série de capitais destacando suas características, e calcular seus parâmetros pelas fórmulas de definição ou das funções apropriadas de uma calculadora financeira.
Este módulo se reveste de capital importância, pois desenvolve o estudo dos principais critérios de financiamento e de remuneração na aplicação de um conjunto de valores financeiros.
Conceito
Qualquer seqüência de capitais reunidos sob uma determinada característica pode ser considerada uma série, também denominada anuidade. Esses capitais podem ser valores que saem ou entram em um fluxo de caixa, caracterizando uma Série de Pagamentos, que tem como objetivo a quitação de uma dívida ou uma série de aplicações, denominada Série de Rendas, que tem como objetivo a capitalização de um valor futuro.
Uma série de pagamentos tem como principal característica seu valor atual na data zero, também denominado valor à vista, que é igual à soma de todos os valores (termos) da série na data zero, valor esse que depende do número e do valor dos pagamentos, bem como da taxa de juros utilizada no financiamento.
Já a série de rendas tem como parâmetro importante o montante, ou valor futuro, que é a soma de todas as aplicações na data do último depósito. Esse valor dependerá do número e do valor dos depósitos, bem como da taxa utilizada para corrigi-los.
De acordo com suas características, as séries podem ser classificadas em dois grandes grupos, as certas ou determinísticas e as probabilísticas ou aleatórias. Uma série é denominada certa quando as datas e os valores dos seus termos são conhecidos. Como exemplo, temos os financiamentos com taxas predeterminadas: mensalidades escolares, aluguel, prêmio de seguro, poupança programada. A série aleatória não tem datas nem valores determinados. Como exemplo, podemos citar os fluxos de caixa das seguradoras. Nenhuma companhia de seguros