Matematica financeira
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
a) Apresentação da Disciplina 4
b) A Utilização do Conhecimento 4
c) Contribuição 5
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará a disciplina de Matemática Financeira. Primeiramente será exposto o Conteúdo Programático de forma breve e resumida. Em seguida, no tópico “Utilização do Conhecimento”, apresentar-se-á de que forma o conhecimento adquirido na disciplina é utilizado pelos Administradores das mais diversas áreas coorporativas. Por fim, serão destacados os aspectos da contribuição da Matemática Financeira para a sociedade em geral.
DESENVOLVIMENTO
a) Apresentação da Disciplina
O conteúdo programático é formado pelos seguintes tópicos:
- Conceitos Gerais como Montante, Taxa de Juros, Juros, Principal, Taxas Proporcionais, Custo, Lucro, Fluxo de Caixa, dentre outros;
- Cálculo do lucro considerando-se o custo e o preço de venda;
- Juros Simples;
- Desconto Simples Racional;
- Desconto Simples Bancário;
- Juros Compostos;
- Calculadoras Financeiras;
- Equivalência de Taxas de Juros
- Séries de Capitais
b) A Utilização do Conhecimento
Em específico para o curso de Bacharelado em Administração de Empresas, os conceitos apresentados na disciplina são de suma importância para diversas áreas organizacionais.
Obviamente, a primeira área a qual se faz referência é a de Finanças. Para o profissional que trabalhará nesta área, a aptidão e afinidade com a matemática são essenciais para o sucesso. Porém, podemos ultrapassar o óbvio.
Na área de Logística, por exemplo, é necessário calcular rotas, gastos com combustíveis e quilometragem. Na área de vendas, calcular percentuais referentes a comissão e aos lucros pode ser um diferencial. Em relação ao almoxarifado, calcular previsões de estoque é um diferencial.
Na produção, ter previsões e metas de produção também envolve questões matemáticas. A velocidade da produção para atender a demanda também