matematica financeira
1. Esteja preparado
Faça uma pesquisa de mercado para saber se o seu salário está muito diferente do que se ganha por aí. Informe-se sobre os atuais salários das pessoas que tem o mesmo cargo que você e veja se o seu salário está muito abaixo.
2. Elabore uma lista
Tenha em mãos todo o material e documentos que possa reunir para mostrar ao seu chefe o quanto você já trouxe de ganhos e conquistas para a empresa, destacando entre elas, as responsabilidades que você foi adquirindo ao longo dos últimos meses dentro da empresa. Demore o tempo que for necessário para preparar essa lista.
3. Seja prudente
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha.
4. Estude o melhor momento para marcar uma reunião com seu chefe
Preste atenção ao dia certo para marcar essa reunião, procure saber como anda a situação da empresa, como estará o dia do seu chefe, se ele já não tem alguma reunião importante, etc.
5. Técnicas da negociação
Utilize a lista já elaborada e prepare-se adequadamente para a reunião,.Saiba argumentar cada um dos seus pontos, venda-se a si, aos seus méritos e progressos, mostrando à ele o seu desempenho total dentro da empresa.
6. Mantenha-se calmo
Com calma e confiança exponha seu pedido, seu chefe não vai se convencer de imediato, não se mostre em desespero, não conte seus problemas pessoais, seu chefe não é o seu psicólogo. Concentre-se apenas em mostrar o quão importante é dentro da repartição, suas capacidades como profissional, suas conquistas para a empresa.
7. Comece com o tom certo
Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos