Matematica financeira
Fundamentos da matemática financeira
Noção de juros simples
Noção de juros compostos
Métodos para resolução de qualquer problema de matemática financeira
Diferença entre juros simples e compostos
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos resolver exercícios envolvendo juros simples e composto.
Abordar o que é juros simples e composto os fundamentos da matemática financeira, resolveremos exercícios de simulação de taxas de juros e prazo.
Etapa 1:
Passo 1: Ler os trechos dos livros de: GIMENES, Cristiano Marchi. Matemática financeira com HP 12 C e Excel: uma abordagem descomplicada. Edição São Paulo: Person Education, 2008.
A) Capitulo 2 “fundamentos da matemática financeira”
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. As vezes nós não damos conta de como a Matemática Financeira faz parte do nosso cotidiano. É ela que nos orienta em diversas atividades que desempenhamos diariamente. Sem ela não seria possível entender ou organizar, por exemplo, as nossas contas diárias, descobrir o aumento de impostos. Ela também é importante nos nossos salários, no aumento de produtos, e na definição de ganhos de vendas. Fundamentos da Matemática Financeira aborda os seguintes temas: Noções básicas - o conceito de juros e os distintos regimes de capitalização; o regime de juros simples; o regime de juros compostos, os diversos tipos de taxas - o efeito da inflação; a operação de desconto - empréstimos bancários; entre outros..
B) 2.3 “noções de juros simples” (lineares)
O regime de juros simples, é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de