Matematica Finanaceira
Módulo: 04
Atividade: Atividade 2
Título: Análise de VPL e TIR
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Neste módulo podemos observar o funcionamento do VPL (Valor Presente Líquido), que nos permite comparar investimentos iniciais com retornos futuros, ou seja, se o projeto vale mais do que ele custa para o investidor.
Também aprendemos sobre a TIR (Taxa Interna de Retorno) que é basicamente a informação ao investidor se vale mais a pena investir neste novo projeto ou se é melhor deixar o capital em um fundo de renda fixa.
Justificativa
Quando falamos que o VPL deve mostrar ao investidor se o projeto vale mais do que custa, queremos dizer que se o custo para criar e manter este projeto for maior do que o retorno que este possa nos dar, então o VPL deste projeto é negativo ao investidor, não é viável. O cálculo do VPL deve ser representado através de valores monetários: se for positivo, o projeto é viável, caso contrário não deve ser levado à frente.
Já a TIR é uma espécie de comparação entre as taxas de retorno financeiro deste projeto e as taxas de retorno que o mesmo investidor teria se mantivesse seu capital num fundo de renda fixa. O cálculo da TIR deve ser baseado efetivamente na taxa (%) de rendimento.
Desenvolvimento
Vamos exemplificar abaixo para entendermos melhor estes conceitos:
VPL:
Pretendo montar uma empresa com uns amigos, assim que concluir o curso, que ofereça um software de gerenciamento de estoque, e já estamos nos planejando. Após algumas análises, chegamos aos seguintes valores:
O custo deste projeto é de R$ 10.000,00 e pretendemos que o software fique pronto em 12 meses. De acordo com nossas projeções, teremos um retorno total de 13.000,00. Nossa taxa de juros será de 10%aa, a partir dela montaremos nosso fluxo de caixa (desconto do valor presente do resultado). A que VPL chegaríamos com esses dados?
Responderemos através do cálculo na HP12C:
Cfo=10.000,00 / i=10 /