Matematica eguação
1.1 Definição
Chama-se função polinomial do 1ºgrau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x)=ax+b, onde a e b são numeros reais dados e a 0. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Veja alguns exemplos de funções polinomiais do1º grau:
Equação é toda sentença matemática aberta representada por uma igualdade, em que exista uma ou mais letras que representam números desconhecidos.
Exemplo:X + 3 = 12 – 4
[pic]
Forma geral: ax = b, em que x representa a variável (incógnita) e a e b são números racionais, com a [pic] 0. Dizemos que a e b são os coeficientes da equação.(ax = b, é a forma mais simples da equação do 1º grau)
Exemplos:
x - 4 = 2 + 7, (variável x) 2m + 6 = 12 – 3 ,(variável m) -2r + 3 = 31, (variável r) 5t + 3 = 2t – 1 , (variável t) 3(b – 2) = 3 + b,(variável b)
4 + 7 = 11, (é uma igualdade, mas não possui uma variável, portanto não é uma equação do 1º grau)
3x – 12 > 13, (possui uma variável, mas não é uma igualdade, portanto não é uma equação do 1º grau)
Obs:
Devemos observar duas partes em uma equação, o 1º membro à esquerda do sinal de igual e o 2º membro à direita do sinal de igual.
Veja:
[pic]
Conjunto Universo:Conjunto formado por todos os valores que a variável pode assumir. Representamos pela letra U.
Conjunto Solução:Conjunto formado por valores do conjunto U que tornam a sentença verdadeira. Representamos pela letra S.
2-Receita
Receita esta ligada ao faturamento bruto de uma entidade dependendo do número de vendas de determinado produto.
R(x) = px , onde
p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas.
3-Lucro
A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.
L(x) = R(x) – C(x)
4-Demanda
Relaciona-se a