Matematica aplicada
Nos dias de hoje, sabemos que as empresas não podem depender da sorte ou improvisação, no que diz respeito à administração, o que reflete em todas as outras áreas de uma empresa. Para isso contamos com uma ferramenta chamada “ Planejamento” .
De acordo com Chiavenato, o fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas sim reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida .
Para termos maior clareza sobre o assunto, veremos a seguir, o que é, e quais são os tipos de planejamentos que podem ser usados para agregar maior valor à uma empresa.
1.Definições e tipos de planejamento
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as outras funções, como organização, direção e controle. Portanto, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para atingi – los da melhor maneira possível.
1.1 Tipos de planejamento
Vemos que o planejamento é elaborado por diferentes níveis organizacionais, existindo assim uma hierarquia de planos, que são divididos em três diferentes níveis de planejamento: Planejamento estratégico, Planejamento Tático e Planejamento operacional.
Vejamos um pouco sobre eles:
1.2 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico a curto modo é o planejamento mais longo e envolvente, que abrange toda a organização. É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de ações que afetam ou deveriam afetara empresa toda por longos períodos. Envolve prazos mais longos, é mais abrangente e discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais altos da empresa.
Para ser desenvolvido, o planejamento estratégico é dividido em sete etapas:
• Determinação