Matematica aplicada
Descobertas dos Logarítimos e seus conceitos
Logarítimos: Introduzido pelo matemático John Napier (1550-1617), teve técnicas de aperfeiçoação por Henry Briggs (1561-1630). Com a intenção de simplificar os cálculos difíceis na época, veio para ajudar a transformar as operações(Ex:Multiplicação em soma e outras possíveis).Pode ser considerada como uma denominação para expoente, porém é muito mais simples de se interpretar. Ex: como sabemos que 42 = 16, onde 4 é a base, 2 o expoente e 16 a potência, na linguagem dos logaritmos, diremos que 2 é o logaritmo de 16 na base 4, desta forma escrevemos simbolicamente log416 = 2.
Para realizar, por exemplo, 256 x 32, observe que:
256 na segunda linha corresponde a 8 na primeira;
32 na segunda linha corresponde a 5 na primeira;
Como 8+5=13,
13 na primeira linha correspondem a 8192 na segunda.
Assim, 256x32=8192 resultado esse que foi encontrado através de uma simples operação de adição.
Com vários modelos de calculadoras e cada vez mais baratas e rápidas, ninguém mais em sã consciência usa uma tábua de logaritmos ou uma régua de cálculo para fins computacionais. O ensino dos logaritmos, de cálculo, está dissipando das escolas, os construtores das réguas de cálculo de precisão estão desativando sua produção e célebres manuais de tábuas matemáticas pensam na possibilidade de deixar de lado as tábuas de logaritmos. Os produtos da grande invenção de Napier vão acabaram virando peças de antiguidade (Museu), somente para lembrarem-se da origem.
Já a função logarítmica nunca morrerá porque as variações exponencial e logarítmica são partes vitais da natureza e de análise profunda. Como vestígios, resta os estudos das propriedades da função logarítmica e de sua inversa, a função exponencial, permanecendo uma parte importante do ensino da matemática
Passo2
1- (UERJ) Durante um período de oito horas, a quantidade de frutas de um feirante se reduz a cada hora, do seguinte modo:
Nas t primeiras horas diminuem