Matematica aplicada
As equações polinomiais de grau 2
Os árabes buscavam, em geral, uma apresentação clara, indo da premissa à conclusão, e também uma organização sistemática - pontos em que nem Diofante de Alexandria, às vezes chamado de pai da álgebra, nem os hindus se destacavam. Com base nesse método de completar o quadrado proposta por Al-Khowarizmi, podem-se encontrar as raízes de uma equação polinomial de grau 2, dada por , sendo seus coeficientes, a, b e c, números reais com a ≠ 0. Observe:
Divide-se toda expressão por a ≠ 0, obtendo-se:
Soma-se e subtrai-se o termo para completar o quadrado:
Extraindo-se a raiz quadrada de ambos os lados:
Convém lembrar que a Índia produziu muitos matemáticos na segunda metade da Idade Média, entre eles Bhaskara (1114-1185), sendo considerado o último matemático medieval importante da Índia, e sua obra representa a culminação de contribuições hindu anteriores. Em seu tratado mais conhecido, o Lilavati, ele compilou problemas de Brahma Gupta, acrescentado novas observações, além de apresentar numerosos problemas sobre os tópicos favoritos dos hindus, como equações lineares e quadráticas, tanto determinadas quanto indeterminadas, progressões aritméticas e geométricas, radicais e outros. Devido a isso, erroneamente, alguns autores apresentam as raízes de uma equação polinomial de grau 2 em função dos coeficientes, como sendo a fórmula de Bhaskara.
As equações polinomiais de grau 3
A história da resolução da equação de terceiro grau é muito pitoresca, plena de lances dramáticos, paixões e disputas pela fama e a fortuna que seu achado poderia trazer a seus autores.
Com base nesse método, portanto, podem-se achar as raízes de uma equação polinomial de grau 3, dada por ax3 + bx2 + cx + d = 0, sendo seus coeficientes, a, b, c e d, números reais com a ≠ 0.
Observe:
Altera-se a variável para x = y + m:
Logo:
Calcula-se m de modo a anular o termo de 2° grau de:
Divide-se toda a expressão por a ≠ 0 e