Matematica aplicada a biologia
ALEXANDRE APARECIDO PORFIRIO
Matemática: conceitos e aplicações em Biologia
Leme SP
2012
OBJETIVO:
Conceitos matemáticos: conjuntos e sua aplicabilidade em Biologia; funções de 1o e 2o graus e sua aplicabilidade em Biologia; funções exponenciais e logarítmicas e sua aplicabilidade em Biologia.
Trabalho apresentado como requisitos para a conclusão da Matéria de Matemática, Curso de Ciências Biológicas, no Centro Universitário Anhanguera.
Professor: Hareton Bortoli Coordenador Curso: MSc. José Eduardo Peixoto. Alunos: Alexandre Aparecido Porfírio RA:45200054713
Leme SP
2012
RESUMO
No presente texto, discorre-se inicialmente a respeito do modelo de pensamento moderno-cartesiano e da sua ingerência na seara pedagógica. Em seguida, aborda-se o ideário emergente, que é baseado no indeterminismo das regras da natureza e na união. Após tal exposição, objetivando-se a consecução da interdisciplinaridade nos níveis educacionais fundamental e médio, ação condizente com o paradigma que ora emerge, destaca-se a viabilidade da aplicação. O Paradigma moderno-cartesiano, nascido no século XVII, mantém-se hegemônico ainda nos tempos atuais, malgrado o progressivo crescimento do número de conclusões filosóficas e científicas acerca de suas limitações. Baseado nas crenças da fragmentação e do determinismo afeto aos fenômenos naturais, esse paradigma, também chamado de “modelo da racionalidade técnica”, exerceu e exerce profunda influência no âmbito pedagógico, que é marcado, nesse sentido, pela defesa do conhecimento como algo independente do sujeito, como algo objetivo, real, neutro e imutável.