matematica administração
_Conceitos fundamentais de Matemática Financeira. A matemática financeira é umas das áreas da matemática que se aplica na resolução de problemas de ordem financeira, esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação e taxas variáveis. Temos outras aplicações que podemos destacar como o uso em administração de finanças pessoais, área de marketing, produção, área de custos, mercado de capitais entre outras finalidades do dia a dia. Para a resolução de problemas práticos da matemática financeira devemos ter o entendimento e saber distinguir as duas formas de capitalização de juros (juros simples e juros composto). É comum tanto aos juros simples quanto aos juros compostos os seguintes itens: fórmula, valor dos juros, valor futuro, capitalização. A seguir temos os nomes de cada componente de uma operação tanto para juros simples como composto:
P= valor presente. É o valor inicial de uma operação.
I= taxa de juros periódicos.
I= a letra i minúscula quer dizer que a taxa I foi dividida por cem. n= é o período, o tempo que deve estar em acordo com a taxa de juros.
FV= valor futuro representado no instante n, é composto de amortização mais juros.
_Regime de capitalização a juros simples e compostos.
Juros Simples (lineares). No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada direta sobre o valor principal de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar prazo estipulado. Ou seja, o regime de juros será simples quando a porcentagem de juros forma aplicados somente no valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não haverá incidência de novos juros. Valor Principal ou apenas principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de aplicado os juros. A fórmula de juros simples pode ser escrita da seguinte maneira:
FV= PV * [1+ (I * N)].
Onde,
FV: Valor Futuro (do inglês Future Value).
PV: Valor Presente (do inglês Present Value).
I: Taxa de