Matem Tica Leit O
Na Educação Infantil a aprendizagem matemática se da a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce em função do tipo de experiência vivenciada nas aulas . As experiências desafiadoras incentivam a explorar ideias, levantar e testar hipóteses construir argumentos de maneira cada vez mais sofisticada.
É importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados , mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso á informação que elas proporcionam.
Presença da matemática na Educação infantil
A matemática na educação infantil segue orientações contraditórias a realidade das crianças que a aprende.
Repetição, Memorização e Associação.
A uma ideia formada de que não somente a matemática mas outras disciplinas são aprendidas através da repetição e memorização por meio das sequências dos conteúdos que são ensinados primeiramente os mais fácil para depois o mais difícil. Ensina se primeiro o número 1 e sequentemente o 2 e assim por diante. Os exercícios da escrita dos numerais através de e pontilhados nos algarismos ou a colagem de crepom nos numerais, cópias repetidas dos numerais e a escrita repetida da sucessão numérica è comum ainda decorar os números com figuras de bichos ou enfeita- los com olhos, boca e cabelo. Acredita- se que dessa maneira a criança está criando um conceito sobre números. Os estudos sobre desenvolvimento infantil na aprendizagem da matemática questionam essa concepção de ensino usar somente a memorização repetição e associação.
Do concreto ao Abstrato.
Outra ideia bastante presente no ensino de matemática é a partir da manipulação de objetos concretos a criança terá um raciocínio abstrato. O concreto e o abstrato se caracterizam como duas realidades dissociadas, em que o concreto é identificado com o manipulável e