Matas ciliares
AULA 1 – FORMAÇÕES CILIARES E NASCENTES
MATAS CILARES
Define-se como Mata Ciliar aquela vegetação característica de margens ou áreas adjacentes a corpos d´água. O ambiente ribeirinho reflete as características geológicas, geomorfológicas, climáticas, hidrológicas e hidrográficas, que atuam como elementos definidores da paisagem e das condições ecológicas locais.
Variações da Mata Ciliar na Margem do Rio cheias Cerradão Mata de Planalto Mata Ribeirinha Mata de Brejo
MATAS CILARES E SEUS VALORES
SÃO IMPORTANTES PARA: •PROTEÇÃO DOS CURSOS DÁGUA; •PROTEÇÃO DAS MARGENS; •CORREDORES ECOLÓGICOS; •MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE.
MATAS CILARES E SEUS VALORES
OUTROS VALORES: •Em regiões de topografia acidentada, proporcionam as únicas alternativas para o traçado de estradas; •Para o abastecimento de água ou para a geração de energia, representam excelentes locais de armazenamento para suplemento contínuo •Do ponto de vista hidrológico, são as áreas mais dinâmicas da paisagem, tanto para a hidrologia, como ecologia e geomorfologia.
NOMENCLATURA DAS FORMAÇÕES RIBEIRINHAS
-Mata de galeria (ACIESP, 1997) – largura da faixa florestada e fisionomia da vegetação de entorno. -Mata Ciliar – menor largura e interflúvio florestado. -Floresta estacional semidecidual aluvial (Veloso et al. 1991) -Floresta estacional semidecídua ribeirinha com influência fluvial permanente ou sazonal (Rodrigues 2000). - Pindaíba, Mata de Brejo, Floresta Paludícula ou Paludosa.
VEGETAÇÃO DE VEREDAS
A Vereda é um tipo de vegetação com a palmeira arbórea Mauritia flexuosa (buriti) emergente. As Veredas são circundadas por campos típicos, geralmente úmidos, e os buritis não formam dossel
(cobertura contínua formada pela copa das árvores) como ocorre no Buritizal.
CAXETAL OU CAXEITAL
Caixetal (ou caxetal) é um ecossistema do bioma Mata Atlântica que pertence ao grupo das formações pioneiras.