Matas ciliares conclusão
Segundo Poester e outros (2012) a preservação ou restauração das matas ciliares é de grande importância, pois influenciam na qualidade da água, na regulação do regime hídrico, na estabilização de margens do rio, na redução do assoreamento da calha do rio e são influenciadas pelas inundações, pelo aporte de nutrientes e pelos ecossistemas aquáticos que elas margeiam. Também atuam como um filtro natural para eventuais resíduos de produtos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, e o próprio processo erosivo. Os cursos d’água que apresentam sua mata ciliar íntegra são menos impactados por estes agentes.
Além disso, as matas ciliares cumprem o papel de corredores ecológicos, interligando os fragmentos florestais na região, facilitando o trânsito de diversas espécies de animais, polens e sementes, favorecendo o crescimento das populações de espécies nativas, as trocas gênicas e, consequentemente, a reprodução e a sobrevivência dessas espécies (POESTER et. al., 2012 apud METZGER et. al., 2003).
Existem muitos métodos de recuperação florestal, cada um com diferentes formas de intervenção humana. No entanto, para embasar qualquer iniciativa para proteger, enriquecer ou recuperar a vegetação florestal é essencial realizar estudos sobre a composição florística e a ecologia das comunidades arbóreas remanescentes em cada região, bem como sobre os processos de regeneração em áreas degradadas (RIBEIRO et al., 2012 apud FERREIRA et al., 2004)
A semeadura direta é um método que apesar de não ser muito aplicado em países tropicais, é muito indicado para áreas de difícil acesso e a regeneração natural é aplicada em áreas que não foram muito