Mata das Araucárias
Características
Essa região caracteriza-se por alto índice pluviométrico e por temperaturas moderadas. Para a Mata de Araucária, o solo não parece ser um fator primordialmente limitante, pois esta ocorre nos mais variados tipos de solos. Geralmente a quantidade de húmus no solo é muito grande. A araucária tem preferência por lençóis freáticos pouco profundos.
O pinheiro tem extrato arbóreo homogêneo, as folhas são muito agudas e sésseis. A árvore pode ter até 25 metros de altura e o tronco até 2 metros de diâmetro. Essa mata subtropical está associada à epífitas, palmeiras e samambaias.
“resumindo”:
Homogênea (com poucas espécies);
Aberta e de fácil penetração;
Aciculifoliada (folhas em forma de agulha)
Fauna
Principais mamíferos: onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.
Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.
Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú, jiboias, jararacas e corais verdadeiras.
Numerosas espécies da fauna e flora são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nesse ecossistema.
Flora
A Floresta apresenta em sua composição florística espécies de lauráceas como a imbuia, o sassafrás, a canela-lageana, além de diversas espécies conhecidas por canelas. Merece destaque também a erva-mate e a caúna, entre outras aquifoliáceas. Diversas espécies de leguminosas (jacarandá, caviúna e monjoleiro) e mirtáceas (sete-capotes, guabiroba, pitanga) também são abundantes na floresta com araucária, associadas também à coníferas como o pinheiro-bravo. Encontram-se também frequentemente rutáceas (pau-marfim), euforbiáceas (tapexingüí) solanáceas (fumo bravo) além de muitas outras espécies vegetais arbustos, lianas e ervas.
Este bioma possui uma grande riqueza de epífitas vasculares, a