Mata das araucárias
Características :
As Matas de Araucárias são encontradas na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.
Clima :
O clima da região é temperado, as estações são bem delimitadas: verões razoavelmente quentes e invernos bastante frios, com geadas frequentes. As precipitações atmosféricas são regulares e abundantes. As copas das árvores não formam uma camada contínua, como ocorre na floresta Amazônica e na mata Atlântica. E, por serem mais abertas, são menos úmidas dos que as florestas pluviais tropicais.
Flora :
Como o próprio nome indica, a árvore predominante na paisagem é a Araucária angustifólia , o pinheiro do Paraná. Somada a este, a vegetação é constituída também por arbustos, como samambaias, xaxim, e gramíneas. Estudos revelam a existência de nove variedades de araucárias, ocorrendo em diferentes associações com espécies vegetais de grande importância econômica, como a imbuia, a canela lageana ,o pinheiro-bravo e a canela sassafrás. Neste bioma, encontramos o mate (erva-mate), que apresenta grande importância econômica, principalmente para a população do Sul do país que a utiliza na preparação do chimarrão. Esta última também tem valor ambiental, pois é explorada no sub-bosque da floresta
Fauna :
A Mata de Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos, raros, ameaçados de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico da Floresta Atlântica e Campos Sulinos.
Várias espécies estão ameaçadas de extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o monocarvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários saguis, a preguiça de coleira, o caxinguelê, e o