Mata Atlântica
As regiões da Mata Atlântica têm alto índice pluviométrico devido às chuvas de encosta causadas pelas montanhas que barram a passagem das nuvens. Além de outras funções, a água presente neste bioma é essencial nas atividades humanas ali desenvolvidas ligadas à manutenção da agricultura, pesca, indústria, comércio, turismo, geração de energia, atividades recreativas e saneamento. O fato de cerca de 70% da população brasileira viver no território da Mata Atlântica é um dos fatores que têm contribuído com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição.
FLORA:
Esse bioma possui árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta fechada e densa. Suas árvores chegam a ter cerca de 30 metros de altura, e apresentam uma grande variedade de espécies.
Exemplos de Vegetação da Mata Atlântica:
- Palmeiras
- Pau-brasil
- Ipê
- Figueiras
- Palmito
- Orquídeas
- Jacarandá
- Bromélias
- Begônias
FAUNA: A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas (aquelas que só vivem em uma determinada região). Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.
Exemplo de espécies animais da Mata Atlântica:
- Mico-leão-dourado (risco de