Mata Atlantica
Localização
A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina.
Caracterização
As áreas de domínio (área cuja vegetação clímax era esta formação vegetal) abrangia total ou parcialmente dezessete estados no Brasil, abrangendo regiões no sudeste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina.3
A área original no Brasil era 1.315.460 km², 15% do território; sendo que contando as coberturas vegetais da Argentina e Paraguai, totaliza 1.713.535km. Atualmente o remanescente é 102.012 km², 7,91% da área original.
Biodiversidade
A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia.
A fauna de vertebrados endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves das mais diversas espécies.
Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas ou seja só existem na Mata Atlântica. Das bromélias, 70% são endêmicas dessa formação vegetal, palmeiras, 64%. Estima-se que 8 mil espécies vegetais sejam endêmicas da Mata Atlântica.
Observa-se também que 39% dos mamíferos dessa floresta são endêmicos, inclusive mais de 15% dos primatas, como oMico-leão-dourado. Das aves 160 espécies, e dos anfíbios 183, são endêmicas da Mata Atlântica.
Hidrografia A Mata Atlântica compreende oito bacias hidrográficas29 :
Paraná
Uruguai
Atlântica Sul
São Francisco
Atlântico Sudeste
Atlântico Leste
Atlântico Nordeste Oriental
Parnaíba
Vegetação
A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade de plantas no Planeta, sendo constatada mais de 450 espécies no Sul da Bahia, perto de Una.30Entretanto, tal diversidade e grau de endemismo varia, já que ela não se constitui em uma formação vegetal homogênea, com variações na riqueza de espécies devido a fatores como latitude, altitude, precipitação e solo
Fauna
É evidenciado, com as quatro espécies