MAT16082009184308
1734 palavras
7 páginas
Curso: Administração Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professor: Flavio Oliveira
Unidade I I – Abordagem Clássica da Administração – 2.1 e 2.2 - Revendo a Abordagem da Administração Científica e da Teoria Clássica da Administração.
Objetivo Específico: Mostrar os fundamentos da Administração Científica e Clássica suas preocupações com os princípios de Administração e com a Organização.
Estratégia: Aula expositiva, dialogada.
Recursos: Quadro magnético e sistema multimídia.
Referência: CHIAVENATO, Idalberto, Introdução à Teoria Geral da Administração, 3º Ed. Rev. e atualizada, Rio de Janeiro: Campus, 2004
Duração da Aula:100 minutos
Data: 17/08/2009.
Taylorismo ou Administração científica
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Primeiros estudos essenciais desenvolvidos por Taylor
Em relação ao desenvolvimento do pessoal e seus resultados objetivamente: acreditava que, oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade..
Em relação ao planejamento a atuação dos processos: achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria, visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Em relação a produtividade e à participação dos recursos humanos: estabelecia a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletia em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais: introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver