Mat ria sobre a dengue jornal
A dengue no mundo – Subtítulo
Os primeiros casos conhecidos da dengue foram nos seguintes países:
- Sudeste Asiático ( Java )
- Estados Unidos ( Filadélfia )
Vem sendo combatida desde o século XVIII, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS), à reconheceu como doença no século XX. Na década de 50 foram relatados os 1º casos de dengue hemorrágica, nas Filipinas e na Tailândia.
O vírus que causa a dengue, pode ser classificado em 2 tipos:
- Sorotipo 1 – mais leve
- Sorotipo 2 – mais perigoso ( hemorrágico)
Como o mosquito veio para o Brasil – Subtítulo
O Aedes aegypti chegou ao Brasil através dos navios negreiros, ele é originalmente do Egito, e se espalhou pelo mundo através da África, 1º da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.
As fêmeas do mosquito sugam sangue para produzir ovos, se ela estiver infectada, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo.
Há relatos que 1 mosquito da dengue transmitiu dengue para 05 pessoas da mesma família, no mesmo dia.
Só as fêmeas picam, pois elas produzem os ovos.
O mosquito foi exterminado no Brasil em 1955, em 1958 o país foi considerado livre do vetor pela OMS, mas em outras áreas como Venezuela, sul dos EUA, Guianas e Suriname, além de Caribe e Cuba, não ocorreu o mesmo.
E através dos deslocamentos humanos marítimos e terrestres, ocorreu a reinfestação.
Sintomas – Subtítulo
Dengue Clássica – tem início súbito e os sintomas podem durar de 5 a 7 dias, apresentando sintomas como febre alta (39º a 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos entre outros.
Dengue Hemorrágica – É mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela 2ª ou 3ª vez, os sintomas iniciais são iguais da clássica, somente após o 3º e 4º dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos, queda na pressão arterial, tonturas e quedas.