mat financeira
2. Um conjunto de dormitório é vendido em uma loja por $ 5.000,00 a vista ou a prazo em dois pagamentos trimestrais iguais, não se exigindo entrada. Qual é o valor dos pagamentos, se a taxa de juros considerada for de 8% a t.?
Solução:
Comentário1: a ideia tem um pouco de semelhança com o exercício 01, já que compara duas opções de pagamento. Uma diferença é que a primeira opção de pagamento é a vista. Então, nesse caso não precisa ser atualizada para data focal zero. De qualquer modo podemos pensar na seguinte equivalência:
Valor Presente da opção 1 = Valor Presente da opção 2
Mas como dito acima, nesse caso já temos o VP1, já que o valor a vista foi dado no problema.
(ou seja, o Valor Presente da 2ª opção de pagamento precisa ser igual ao da 1ª. Isto é, 5.000)
Comentário 2: outra diferença em relação ao exercício 01 é que agora a 2ª opção de pagamento está dividida em 2 pagamentos trimestrais, mas nenhum a vista! Nesses casos, quando temos 2 ou mais pagamentos a prazo, a fórmula a ser usada é a 16 (anuidades). Ou seja:
Identificando esta fórmula, basta substituir os valores corretamente e fazer os cálculos com cuidado para não errar.
3. Uma loja vende um tapete em 12 prestações mensais de $ 97,49 ou em 24 prestações mensais de $ 61,50. Nos dois casos o cliente não dará entrada alguma. Sabendo-se que a taxa de juros no crédito pessoal é de 2,5% a.m., pergunta-se: Qual é o melhor sistema para o comprador?
Solução:
DICA IMPORTANTE: nesses casos, quando o problema pergunta qual é a melhor opção de pagamento, é preciso intuir que as duas opções de pagamento podem, portanto, serem diferentes (ou seja, não EQUIVALENTES!). Assim, cada opção terá seu VP próprio e precisamos comparar esses valores, ok?
A fórmula é mesma (note que temos várias parcelas)
1ª opção:
2ª opção:
Então, a primeira opção é melhor para o cliente, pois é menor (veja que não são