MASSOTERAPIA
(SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO)
A massagem, por sua eficácia, garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares, sendo tanto uma arte quanto uma ciência e sua evolução continuará enquanto continuar sendo explorada e pesquisada por estudantes e profissionais. Os neuroreceptores respondem a diferentes estímulos: pressão mecânica intensa; estimulação mecânica e térmica; substâncias químicas irritantes, que liberam substâncias químicas pelo tecido danificado e despolarizam terminais nervosos do nociceptor próximo, iniciando potenciais de ação na fibra nervosa aferente (receptores reflexos)
A comprovação dos efeitos da massagem emerge de diferentes fontes, sendo a mais frequente a oferecida pela prática dos profissionais, cujas deduções em geral se apoiam em suas próprias observações únicas e nas respostas subjetivas dos pacientes.
Além do relaxamento e do apoio emocional que oferece, a massagem terapêutica é benéfica devido à sua influência sobre diversos processos orgânicos. Essas consequências ou efeitos são considerados mecânicos, neurais, químicos e fisiológicos ou simplesmente mecânicos e reflexos os receptores respondem a diferentes estímulos, como: à pressão mecânica intensa; à estimulação mecânica e térmica; a substâncias químicas irritantes, bem como estimulação mecânica e térmica; onde substâncias químicas como histamina, bradicinina e prostaglandinas são liberadas pelo tecido danificado e despolarizam terminais nervosos do nociceptor próximo, iniciando potenciais de ação na fibra nervosa aferente.
Neste sentido o objetivo deste levantamento bibliográfico foi de levantar estudos com respostas neurofisiológicas dos efeitos da massagem.
O requisito mais importante para uma massagem eficaz é uma boa técnica, aplicada com esforço mínimo. O modo como às mãos são usadas é tão relevante para a técnica de massagem quanto à postura corporal. Qualquer tensão nas