Massificação e Globalização dos Meios de Comunicação
Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças à redução dos preços dos aparelhos, principalmente telemóveis, e os preços de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças à inovação tecnológica. Hoje, uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português em poucos dias e tornar-se um sucesso de mercado. Um exemplo da universalização do acesso à informação pode ser, por exemplo, o Brasil, hoje com 42 milhões de telefones instalados, e um aumento ainda maior do número de telemóveis em relação à década de 1980, ultrapassando a barreira dos 100 milhões de aparelhos em 2002.
As redes de televisão e imprensa multimédia em geral também sofreram um grande impacto resultante da globalização. Um país com imprensa livre hoje em dia pode ter acesso por televisão, por tv por cabo ou por satélite, a emissoras do mundo inteiro.
Pode dizer-se que este incremento no acesso à comunicação em massa acionado pela globalização tem tido impacto até mesmo nas estruturas de poder estabelecidas, ajudando pessoas antes reduzidas a um pequeno grupo de radiodifusão de informação a terem acesso a informação de todo o mundo, mostrando-lhes como o mundo é e se comporta.
Mas infelizmente este mesmo livre fluxo de informações é tido como uma ameaça para determinados governos ou