Massai branca
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)
Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis:
1º) APROVEITE A AULA AO MÁXIMO Se você já está dentro dela, por que não ser prático e aprender tudo o que puder? Jogar fora o tempo da aula não é nada inteligente. 2°) PRESTE TODA ATENÇÃO POSSÍVEL Concentre-se no assunto e no professor no momento das explanações. Não vá na conversa de colegas que pensam ser “vivos”, jogando tempo fora. 3º) PERGUNTE Sempre que não puder compreender algo, pergunte. Quando julgar ter uma contribuição útil à aula, solicite permissão ao professor e fale. O professor vai sentir-se mais motivado com a sua participação. 4º) NÃO PROCURE DESCOBRIR AS DEFICIÊNCIAS DO PROFESSOR Você não as tem? Seja mais sensível às qualidades que aos defeitos, caso contrário, formará preconceito contra o professor, o que vai dificultar seu aprendizado. 5º) NÃO SEJA PESSIMISTA NEM CONTESTE À TOA Você não é melhor que todo mundo. Contribua, não destrua. Use a cabeça e tire partido do conhecimento do professor e da matéria que está nas mãos dele e nas suas. 6º) TOME POUCAS NOTAS DURANTE A AULA Tome notas rápidas e pequenas, somente quando, de fato, for necessário. Enriqueça os seus apontamentos com as informações extras que o professor dá nas aulas. Tome nota das explicações, desenhos e outras “dicas” que não constem do texto. 7º) NÃO FAÇA TAQUIGRAFIA Ao anotar, use palavras próprias, não repita todas as palavras do professor. O importante é a idéia, o sentido e a compreensão.
8º) NÃO PERCA O “FIO DA MEADA” Não se desligue do raciocínio do professor. É melhor perder algumas anotações do que não compreender uma explicação. 9º) USE SEU SISTEMA DE Ao anotar, use poucas palavras, bem como sinais abreviem o seu trabalho. ABREVIAÇÕES gráficos que
10º) EXERCÍCIOS Faça-os com atenção, consultando livros e anotações e, quando necessário,