Massagem
Prof.: Roberto Shiuji Kurebayashi
ANMÁ
INTRODUÇÃO:
A massagem é uma das técnicas mais antigas utilizadas pela humanidade. Registros de culturas antigas (chinesa, japonesa, indiana, egípcia, persa, romana) demonstram a grande utilização de técnicas de massagem como forma de tratamento na arte curativa.
Dentre as várias definições existentes, podemos dizer que a MASSAGEM consiste na utilização de diversas técnicas objetivando manipular os tecidos moles, ligamentos, tecidos conectivos e órgãos do corpo, com finalidade terapêutica e preventiva.
Hipócrates, em sua sabedoria, já dizia que, se sobre uma dor muscular, contração ou edema, aplicarmos as mãos com fricção e deslizamento, notar-se-á um alívio imediato.
DESENVOLVIMENTO DO ANMÁ
A técnica do ANMÁ teve início há muito tempo, estimando-se sua existência em torno de pelo menos 4000 anos. Já existia no Nei Chang (2.760 a.c.), na dinastia do Imperador Amarelo, descrições detalhadas de procedimentos semelhantes à massagem e descrições de sua utilização. A massagem, na China, era conhecida como Anmô, quando teve um período grande de desenvolvimento, juntamente com a Medicina Tradicional Chinesa, com grande apoio de imperadores e dinastias reinantes. Posteriormente a técnica foi introduzida no Japão, por volta do século V, através de monges chineses quando houve a assimilação da técnica, denominando-se como ANMÁ.
AN: tem o significado de Pressão, equilibrando o organismo através da sedação.
MÁ: tem o significado de Deslizamento/Movimento, equilibrando o organismo através da tonificação.
A técnica do ANMÁ utiliza-se de vários movimentos tais como: Amassamento, pressão, deslizamento, vibração, percussão, tapotagem, pinçamento e outros, enviando diferentes estímulos ao