Massagem Manual
Módulo: Massagem Manual III
Disciplina: TTAAT
Professora: Joana Boa Alma Pais
“Termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles, com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática local e geral.” (Beard, 1952)
A massagem é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial, não só da pele mas também de estruturas mas profundas – músculos.
A pressão, a vibração, a temperatura e o movimento muscular que excitam a pele e nos dão sensações e experiências de prazer, ligação, alegria, dor, tristeza e saudade.
As técnicas de massagem são:
Effleurage
Petrissage
Tapottement
Fricção
Pressão Intermitente
Rolamento de Pele
Vibração
Effleurage
Movimentos de deslizamento sobre a pele e tecidos executados com uma ou as duas mãos.
A pressão executada de cada movimento é mais ou menos constante, e pode variar desde o mais simples toque até uma pressão bastante intensa, e o ritmo é geralmente, muito lento.
Esta técnica pode ser profunda - deslizamento com uma pressão muito ligeira - ou superficial (não implica a utilização de demasiada força, a pressão é suficiente para produzir, além dos efeitos reflexos e efeitos mecânicos que vão favorecer a circulação venosa e linfática).
As primeiras passagens são feitas para tomar o contacto físico-psíquico com o cliente, sendo a pressão aumentada muito suave e progressivamente, e voltando ao fim a diminuir, de modo a que a variação seja impercetível para o cliente. Consoante a região a massajar, utiliza-se geralmente, toda a face palmar da mão e dedos.
Esta técnica começa, intercala e acaba sempre um esquema de massagem.
Pode ser: mãos assentes, mãos após mãos, em círculos, polegares, nós dos dedos.
Superficialmente, os efeitos são:
Hiperémia, aumento da circulação nos capilares;
Diminuição da excitabilidade das terminações nervosas – Acção sedativa e relaxante;