lupus Discoide
Características da lesão
Rash malar - lesão avermelhada e inchada na face na região de nariz e maçãs do rosto, conhecida como "asa de borboleta".
Lesões em cavidade oral e/ou nasal vista pelo médico;
Lesão de Fotossensibilidade;
Lesão discoide - lesão geralmente ulcerada com atrofia da pele;
Inflamação de articulações - artrite;
Inflamação de camadas serosa do corpo como derrame pleural ou pericárdico;
Alteração hematológica (hemograma) - diminuição de seus componentes;
Alteração neurológica - convulsão ou psicose sem outra causa;
Alteração renal - nefrite;
FAN - fator antinucleo positivo;
Alteração de imunidade com outro anticorpo positivo como anti DNA, VDRL.
Etiologia
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, exatamente aquele que deveria proteger a pessoa contra o ataque de agentes patogênicos. Lúpus pode manifestar-se sob a forma cutânea (atinge apenas a pele) ou ser generalizado. Neste caso, atinge qualquer tecido do corpo e recebe o nome de lúpus eritematoso sistêmico (LES).
O Lúpus cutâneo pode se manifestar de diversas formas em pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele), podendo ocorrer desde forma leve como Fotossensibilidade (vermelhidão mais intensa em áreas que ficam expostas aos raios solares) até feridas que aparecem espontaneamente e dolorosas (vasculite).
Estudos recentes mostram que fatores genéticos e ambientais estão envolvidos no aparecimento das crises lúpicas. Entre as causas externas, destacam-se a exposição ao sol, o uso de certos medicamentos, alguns vírus e bactérias e o hormônio estrógeno, o que pode justificar o fato de a doença acometer mais as mulheres em idade fértil do que os homens.
Não existe cura para esta doença. O Lúpus é uma doença crónica (para toda a vida), ainda que existam fases de remissão (em que a doença se encontre “adormecida”, i.e., inativa) e fases de surto (em que a doença reativa).