Massacre em Cajamarca
“Armas, Germes e Aço”, Enfrentamento em Cajamarca (capitulo 3), do escritor Jared Diamond, traz uma batalha, ou sendo melhor dito um massacre ocorrido na cidade de Cajamarca, nas montanhas Peruanas, em 16 de Novembro de 1532.
Como já ia dizendo, em 16 de Novembro de 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro teve seu primeiro encontro com o imperador Inca Ataualpa. Ataualpa era o monarca absoluto do maior e mais desenvolvido Estado do “Novo Mundo”, enquanto Pizarro representava o imperador católico Carlos V.
Pizarro chegou ao “Novo Mundo” liderando apenas 168 soldados espanhóis, ele não conhecia o terreno, muito menos os habitantes locais, não tinha contato com os espanhóis mais próximos, diferente de Ataualpa que estava em seu território, cercado por um exército de 80.000 homens, mesmo assim Ataualpa foi facilmente capturado.
Inteligentemente o conquistador ocultou sua tropa na praça central de Cajamarca e foi ao encontro do imperador Inca, Ataualpa chegou em sua liteira com pontas de madeira e cobertas de prata, oitenta senhores carregavam-no em seus ombros, com seu exército de aproximadamente 80.000 homens ou mais, deixando os espanhóis que ali estavam escondidos muito assustados.
Então Francisco enviou o Frei Vicente de Valverde para pedir que Ataualpa se submetesse à lei do Senhor Jesus Cristo e de sua majestade, Carlos V. Frei Vicente portava em uma de suas mãos a Bíblia, e em outra uma cruz, vendo a Bíblia na mão de Vicente, Ataualpa pediu para ver o livro, Ataualpa então, vendo o livro, e não sabendo ao certo seu conteúdo, arremessou-lhe o livro pra longe. O frei vendo essa cena se virou a Pizarro gritando:“Saiam! Saiam, cristãos!Invistam contra esses cães inimigos que rejeitam as coisas de Deus.”.
Pizarro liberou suas tropas para que facilmente derrotassem a tropa de Ataualpa, com um armamento e armaduras ultrapassadas contra um exército com um conhecimento maior em batalhas e com uma “arma” com que os