Massa Molar e número de mols
Na Química acontece um raciocínio semelhante quando se trabalha com o aspecto quantitativo de átomos, moléculas, fórmulas, íons e elétrons. Estes são tão minúsculos que é impossível mensurar numa balança a massa deles individualmente. Por exemplo, sabemos que a massa atômica do átomo de hidrogênio é aproximadamente igual a 1 u, um valor que não tem como trabalharmos, por ser tão pequeno.
Visto que os químicos precisavam de uma quantidade de matéria que pudesse ser “pesada”, eles passaram a trabalhar com porções ou conjuntos de matéria, cuja massa pudesse ser medida. Além disso, essa “porção” deveria ser proporcionalmente constante em relação aos valores das massas atômicas dos elementos.
Assim, no ano de 1826, o químico alemão Wilhelm Ostwald (1853-1932) introduziu o conceito de mol.
Definição de mol
Mol é tanto o nome da unidade quanto do símbolo da unidade da quantidade de matéria. O nome pode ser pronunciado no singular e no plural, mas a unidade só é mencionada no singular. Por exemplo: “Quantos mols (nome no plural) tem 80 g de cálcio? Resposta: Em 40 g de cálcio há 2 mol (símbolo no singular). ”
Assim como em 1 dúzia existem 12 unidades, independentemente do produto, temos que:
1 mol contém o número de Avogadro
Esse é o valor da Constante de Avogadro que atualmente é confirmada por diversos métodos experimentais.
Mas, qual é a massa de 1 mol de matéria? Isso é mostrado pela massa molar:
Definição e unidade da massa molar
A massa molar estabelece uma proporção constante entre os valores de massas atômicas dos elementos. Por exemplo, a