Massa Específica do Agregado Miúdo
1. Introdução
1.1. Fundamentação Teórica
Agregados são materiais que no início do desenvolvimento do concreto eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe corpo, tornando-a mais econômica. No caso do concreto o tamanho do agregado está diretamente ligado a área de contato que o cimento terá para aderir a este agregado durante a reação. Por tanto se não houver um controle rigoroso das características dos agregados podemos ter uma perda de resistência no concreto. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência.
A massa específica da areia é a razão entre a massa (m) de uma quantidade de areia e o volume (V) correspondente:
Ɣo = m/V
O ensaio seguirá a norma ABNT NBR 9776, e no nosso caso, a massa será dada em gramas e o volume em mililitros, assim, a massa específica sairá em g/mL.
1.2. Objetivo
O objetivo desse ensaio é determinar a massa específica da areia seca por meio do frasco de Chapman, seguindo a norma NBR 9776.
2. Materiais e Métodos
2.1. Material utilizado e equipamentos
- 500g de areia;
- 200mL de água;
- Frasco de Chapman;
- Balança Digital (precisão 0,01g);
- Funil;
- Colher.
2.2. Métodos e procedimentos
- Realizado no laboratório:
Foi acrescentado os 200mL de água no frasco de Chapman, adotando-se essa medida como a leitura inicial. Em seguida o operador acrescentou os 500g de areia, com o auxílio da colher e do funil, tomando os cuidados para não deixar nenhuma sobra de areia nesses equipamentos. O operador balançou bem o frasco para que todas as bolhas de ar pudessem sair de dentro do frasco, a fim de medirmos somente o volume final da areia e da água. Por fim, foi medido o volume final no frasco.
- Conforme as normas da ABNT:
Colocar água no frasco até marca de 200 cm³, deixando-o em repouso,