Massa Especifica De Agregado Graudo
TÍTULO: ENSAIO DE MASSA ESPECÍFICA DE AGREGADOS GRAÚDOS.
DOCENTE
INTEGRANTES DO GRUPO:
1. INTRODUÇÃO:
A massa especifica aparente ou massa especifica unitária é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume. Este ensaio foi realizado seguindo as normas¹ e orientações do docente Adriano Guimarães de Carvalho. Tendo como objetivo o domínio dos estudantes na obtenção da massa específica de agregados graúdos.
2. METODOLOGIA:
Inicialmente foi tarada para então selecionar uma amostra de massa (m) de brita totalmente seca, tomando as precauções em colher a amostra de diferentes partes do montante, para resultados mais satisfatórios (fig. 1).
Fig. 1
Utilizando a balança de alta precisão pesou-se a amostra até obter exatos 500 gramas de agregado (fig. 2). Em seguida, foi adicionado um volume de 200 ml de água na proveta (fig. 3).
Fig. 2 Fig. 3
Com a proveta preparada,o material foi cuidadosamente despejado no interior da pro veta com água, utilizando uma espátula.
Feito isso, a proveta foi agitada para remoção do ar presente na amostra.
Então leu-se o volume final de água e agregado no frasco e foi calculado a massa especifica para aquela determinada amostra. Após a leitura do resultado, a proveta foi lavada com água e a brita foi descartada para que fosse repetido todo o processo e assim obter a massa especifica da amostra 2.
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
(Balança de Precisão com amostra)
(Pá para recolher a amostra)
(Almofariz e espátula)
(Cilindro Graduado) (Pincel)
(Proveta com água)
4. RESULTADOS:
AMOSTRA
Material: Brita
Massa utilizada = 500g
Volume de água inicial = 200,00ml
Volume final da água = 390,00 ml
Massa específica aparente = 2.6315 g/cm³
5. CONSIDERAÇÕES