Massa, densidade e percentual de erro
Turma: química 111 Grupo: Leonardo Alves
Rio de Janeiro – RJ Disciplina: Química geral 17/03/2012 Professora: Andrea Souza
RESUMO: O experimento realizado foi dividido em duas partes na qual uma mediu-se a massa e a outro a densidade e o percentual de erro.
INTRODUÇÃO: Para o estudo das atividades nas duas partes do tema desenvolvido foi necessário trabalhar com alguns materiais de laboratório, itens como a balança analítica, o vidro de relógio, o béquer, a proveta, a espátula e a pinça.
O valor de massa de um líquido pode ser obtido de 3 maneiras pesando o recipiente vazio e logo depois cheio. A massa da substância será igual a massa total (recipiente mais substância) menos massa do recipiente vazio e devidamente seco (pesagem direta), pode também ser medido por adição que consiste na determinação da massa de substâncias, adicionando-as a um recipiente (vazio) cuja massa foi previamente determinada e Por diferença que consiste na determinação da massa de substâncias que se alteram em contato com o ar (absorção de umidade, de gás carbônico, substâncias voláteis, etc.). A substância é colocada num recipiente adequado (pesa-filtro), provido de tampa, e o conjunto é pesado. A quantidade necessária da substância é retirada do recipiente e sua massa determinada pesando-se novamente o conjunto. Temperatura é uma grandeza que mede a intensidade da energia cinética num sistema de partículas atômicas que constituí a massa do corpo em qualquer estado (líquido, sólido e gasoso), ou seja, o estado de agitação das partículas. Densidades é a relação de massa pelo volume, assim a densidade mede o grau da concentração de massa em determinado volume. Volume pode ser entendido como a quantidade de espaço que um corpo ocupa, possui unidades cúbicas, como: cm³, m³, in³, entre outras.
OBJETIVO: No primeiro momento, o peso das substâncias envolvidas, visando o treinamento das técnicas de