Massa da Terra
A massa da Terra (M⊕) é a unidade de massa equivalente a da Terra. 1 M⊕ = 5.9722 × 1024 kg.1 2 A massa da Terra é frequentemente usada para descrever massas de planetas telúricos rochosos.
Massa da Terra mT 5,98 x 1024 kg
Raio da Terra
Devido ao fato de que a Terra não é uma esfera perfeita, não há um único valor que sirva como seu raio natural. Ao invés disso, sendo quase esférica, vários valores, desde o raio polar (de 6 357 km) ao raio equatorial (6 378 km) são utilizados, de acordo com a necessidade, e modelos da Terra assumindo esta como uma esfera geram um raio médio de 6 371 km.
Raio Médio da Terra
6,37⋅ 10 6 m
Constante gravitacional universal
A constante de gravitação universal, também chamada por constante newtoniana de gravitação, constante gravitacional universal, constante de Newton, grande G ou simplesmente constante gravitacional (símbolo: G), é uma constante física de caráter universal que figura na lei da gravitação universal de Newton 1 .
Segundo a Lei da gravitação universal, aparte considerações vetoriais aqui não relevantes, a força de atração entre dois corpos é diretamente proporcional à cada uma de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. A constante de gravitação universal é a constante que permite se escrever essa relação de proporcionalidade em forma de uma igualdade:
Constante da Gravitação Universal
G
6,67 ⋅ 10 − 11 N ⋅ m 2 / kg 2
Velocidade da luz
A velocidade da luz no vácuo, simbolizada pela letra c, é, por definição, igual a 299 792 458 metros por segundo1 . O símbolo c origina-se do latim celeritas, que significa velocidade ou rapidez2 . A velocidade da luz em um meio material transparente, tal como o vidro ou o ar, é menor que c, sendo a fração função do índice de refração do meio.
Velocidade da Luz no vácuo c 3,00⋅ 10 8 m/s
Água
(H2O, HOH) é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida,