masp
Eliminar o superaquecimento do mancal da fresadora universal marca fanuc, nº 2 ,modelo fu2.
Situação atual: Nas inspeções realizadas nos últimos 20 dias em um mancal de uma fresadora, foram identificadas sucessivas vezes superaquecimento do componente 120ºC. Esse superaquecimento no mancal se dá por falhas na lubrificação, que neste caso vem a ser fatores determinantes da causa das anormalidades.
Objetivo:
Fazer com que o mancal trabalhe com uma temperatura de até 60º C, que é a temperatura normal de trabalho da peça, evitando assim a parada da maquina, e a danificação do mancal.
Meta:
Diminuir o aquecimento da peça em 50% ,iniciando no dia 20/06/2013 e terminando no dia 22/06/2013.
Análise Causa – Efeito: O equipamento quando se encontra em funcionamento sofre avarias. O componente mancal é superaquecido comprometendo o seu desempenho e funcionamento.
Meio Ambiente Máquina
Método Mão de obra
Possíveis Causas:
FALTA DE LUBRIFICAÇÃO - PROVAVEL
DETERIORAÇÃO DA GRAXA POR AÇÃO DE CONTAMINANTES - PROVAVEL
SUPERAQUECIMENTO DOS COMPONENTES DO MANCAL – POUCO PROVAVEL
DEGRADAÇÃO DA GRAXA POR ÁGUA E/OU MISTURA COM OUTRO TIPO DE GRAXA – POUCO PROVAVEL
EXCESSO DE GRAXA – POUCO PROVAVEL
Plano de Ação
Ação:
Foi feita a verificação na peça, e foi constatado que o mancal não apresentou problema no sistema de lubrificação, foi feita a lubrificação de acordo com o manual, após algumas horas de uso da maquina foi verificado que a lubrificação está sendo contaminado pelas partículas de metal da própria usinagem.
Verificação:
Após a manutenção, ficou definido que a lubrificação da máquina e de seus mancais que antes era feita uma 1 vez por mês, agora será feito a cada 10 dias, baseado nos dados inicias que o mesmo apresentou uma temperatura de no máximo 60ºC,tendo em vista que essa seria a solução mais rápida e barata.
Impacto: A contaminação causa efeitos indesejáveis ao processo que afetam diretamente