Masp, pdca e 5s
1.1 Objetivo Este trabalho tem como objetivo a elaboração e implementação de melhorias no setor de Montagem de Cabines da Plataforma Série A (75 a 95 CV) conforme o conceito Lean da área.
1.2 Metodologia
Com a utilização da ferramenta 5S, pretende-se reduzir a lead time (SEITON - Arrumação, Ordenação), reduzir os riscos de ergonomia (SEIRI – Utilização), Capacitar os colaboradores no conceito Lean Manufacturing e 5S(SEIKETSU - Padronização), adaptar o layout de acordo com o takt time e ergonomia (SEITON - Arrumação, Ordenação) e principalmente utilizar o Senso de Disciplina (SHITSUKE) para garantir a sustentabilidade de todas as melhorias.
1.3 Alcance e Limitações
Através deste estudo pretende-se alcançar a melhoria na ergonomia dos funcionários, evitando grandes esforços físicos, melhoria na organização e limpeza do setor, tornando-o um ambiente mais agradável, evitar excesso de mão de obra, e manter um fluxo continuo e de fácil acesso para serem efetuado os pagamentos de SA na linha. Por outro lado, encontra-se algumas limitações no desenvolvimento do processo, onde se torna necessário realizar alteração em todo o layout, requerendo alta disponibilidade de tempo de linha parada e mão de obra, necessidade de revisão em todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) visto que será alterado o ciclo, e troca e testes das instalações elétricas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Qualidade Total De acordo com Reyes e Vicino (1997) muitos dos conceitos da Qualidade Total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), devido à mesma ser um processo que não acaba, ou seja, ele nunca terá um fim. Para que se inicie um processo de qualidade Total é essencial que se tenha uma ordem estável que pode ser conseguida através da ferramenta dos 5S, que agrega para o sistema alguns objetivos como melhorias do ambiente, redução de acidentes, redução de gastos, melhoria nas relações e redução de custos além