MASP-metodo de solução de problemas
1-identificar: Nessa etapa você deve definir claramente o seu problema e reconhecer sua importância para resolver nas etapas posteriores.
2-observar: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. Momento de se realizar uma observação profunda sobre o problema em questão para que a etapa posterior de análise possa ser efetuada com o máximo de informações possíveis.
3 – Analisar: Na etapa de análise do problema o objetivo é descobrir as suas possíveis causas fundamentais. Atacando as causas, será possível solucionar o problema de forma eficaz.
4 - Plano de Ação: Nesta etapa é elabora o Plano de Ação (pode ser mais de um) para atacar as causas fundamentais dos problemas, defina responsabilidades, prazos, custos, métodos de execução e indicadores para monitorar a eficácia da ação.
5 – Agir: Neste momento é só colocar tudo em prática, Bloquear as causas fundamentais.
6 – Verificar: Aqui é feito o controle das ações, é verificado se os planos de ação e cronogramas foram executados e se seus resultados foram satisfatórios em atender as demandas iniciais. Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7 – Padronizar: Uma vez que a solução do problema foi alcançada é importante padronizar o seu sucesso, o objetivo é evitar que o problema volte a ocorrer.
8 – Concluir: Este é um momento para gestão do conhecimento, documentar e refletir sobre os problemas e usar essa reflexão como insumos para o planejamento de futuros projetos e processos. É através da conclusão e raciocínio que nós e as organizações conseguimos melhorar continuamente.
Thiago Rocha Renzzo