Masmorras de hartung
O Terror, segundo o Houaiss é “medo intenso; pavor que inspira esse medo, aspecto amedrontador (o t. da guerra). Terrorismo”. Agora imagine uma situação onde são visualizados vários casos de tortura e mortes, sendo algumas por esquartejamento, além disso, era possível notar condições degradantes e desumanas a que estão submetidas as pessoas, um total desrespeito a dignidade humana:
Nada mais violento que impedir o ser humano de se relacionar com a natureza, com seus semelhantes, com os mais próximos e queridos, consigo mesmo e com Deus. Significa reduzi-lo a um objeto inanimado e morto. Pela participação, ele se torna responsável pelo outro e con-cria continuamente o mundo, como um jogo de relações, como permanente dialogação. (OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro, 2005).
Mais do que isso, imagine que essas pessoas têm marcas de roedores, há presença de chorume no piso do estabelecimento, devido a quantidade de lixo acumulado, visitas íntimas poderia sem feitas sobre esse chorume e sobre o esgoto, as embalagens nas quais são servidas as refeições servem como depósito de fezes pela inexistência de vasos sanitários no local, nota-se infestação de furunculose , e algumas pessoas expeliam pus, uma das pessoas, ferida, sangrava e se sangue escorria pelo chão, por entre os pés das outras pessoas (VIEIRA e FRIEDMAN, 2009). Esse cenário que pode ser uma descrição de um filme de terror como Jogos Mortais ou de Campos de Concentração nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, na verdade foi o cenário encontrado na Casa de Custódia de Viana em 2009.
“Todos nós cometemos um delito e temos que pagar pela nossa pena, mas eu estou aqui há oito meses sem ver o sol, peço a Deus todo dia pra me tirar dessa cadeia pelo menos e me levar pra outra, que eu não aguento mais isso aqui” (Domingo Espetacular, 2009). Essa Casa de Custódia, conhecida como Cascuvi, construída na década de 80, localizada no município de Viana, Espírito Santo, foi construída para abrigar