Maslow
RAFAEL HUPPES
ABRAHAM MASLOW
NOVO HAMBURGO, 2015
RAFAEL GODOY
RAFAEL HUPPES
ABRAHAM MASLOW
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Tecnologia em Comércio Exterior
Gestão de Produção
Novo Hamburgo, Agosto de 2015
Abraham Maslow iniciou seu carreiro como professor na cidade de Nova Iorque, na faculdade do Brooklyn, onde chamou a atenção de seus alunos com seu modo peculiar de lecionar e sua grande afeição com a área da psicologia, caminho este que o levaria mais tarde a doutorar-se na Universidade de Columbia e posteriormente, com seu carinho ao segmento, a presidência do Departamento de Psicologia de Brandeis University.
Independente de suas pesquisas serem direcionadas para diversos ramos de atuação, seu principal destaque foi a criação da teoria da hierarquia das necessidades dos seres humanos. Seu desenvolvimento impulsionou inúmeros estudos relacionados à psicologia de entendimento aos comportamentos da sociedade e dos indivíduos que a compõem. Fora chamado de pai da psicologia humanística, por diferenciar suas descobertas dos demais especialistas do mesmo campo e pressupor uma teoria melhor ilustrada da raça humana.
Trata-se de uma pirâmide que exemplifica as necessidades prioritárias humanas em uma escala decrescente, que apresenta os aspectos psicológicos e fisiológicos como bases primárias para a sobrevivência de cada indivíduo, passando a ideia de que se deve ter um objetivo e motivação para que se alcance a auto realização, a qual seria o ápice do potencial humano.
A pirâmide de Maslow serve de modelo para pesquisas e entendimentos sobre a influência motivacional na vida das pessoas, abaixo pode se observar um exemplo da teoria desenvolvida.
Figura 1 – Hierarquia das necessidades
Fonte: Maslow, 2000, p. XXV
O início da pirâmide de se da com os requisitos mínimos para qualquer ser vivo, as necessidades fisiológicas. Esses requisitos são de respirar, comer, beber, dormir