Maslow Motiva O
Segundo informações levantadas para elaboração desse trabalho podemos identificar a importância das teorias de motivação dentro do contexto organizacional, a contribuição de seus autores para a definição do seus conceitos e a diversidade nos seus pontos de vista. No campo da motivação Abraham Maslow psicólogo-amerericano é o mais conhecido, criou a Teoria da Hierarquia das Necessidades para explicar as razões da motivação. Suas ideias foram representadas em forma de pirâmide com sete escalas e reformuladas para cinco, em que na base encontram-se as necessidades fisiológicas e á cima as de auto-realização. As necessidades fundamentais dentro dessa hierarquia seriam necessidades básicas: as fisiológicas e as de segurança. O aspecto fundamental nessa teoria é que o sujeito só avança para a teoria mais elevada após saciar suficientemente cada tipo de necessidade. Sempre que o individuo realiza uma necessidade surge outra em seu lugar, fazendo com que o mesmo busque meios para satisfaze-lá.
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS- São as necessidades básicas, do corpo (fome, sede, ar, etc.). Quando não satisfeitas nos conduzem a ações na tentativa de diminui-lás ou alivia-lás para um equilíbrio interno. Após satisfeitas direciona a preocupação para outras coisas.
NECESSIDADES DE SEGURANÇA- É a busca por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. Também se encontra nesse nível a busca por crenças e religiões.
NECESSIDADES SOCIAIS- Busca por afeição, aceitação, amizade. Sensação de pertencer a algum grupo e ser aceito.
NESCESSIDADE DE ‘’STATUS” OU DE ESTIMA- A busca pelo reconhecimento e atenção. É derivada de fatores internos e externos.
NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÂO- Se todas as outras necessidades forem satisfeitas, manifesta-se a busca pela auto-realização. O individuo busca se tornar sempre mais do que é, e pode vir a ser. A teoria de Maslow é tem um grande reconhecimento, devido a sua lógica e facilidade de compreensão, também por