Mary
Vygotsky
Trabalho da Danila
Universidade Paulista – UNIP
Mariana Antonieta Lourenço dos Santos B716ch-5
Pedagogia 4º semestre
São José do Rio Pardo
2014
Miriam, 7 anos
Cores Proibidas
Cores Repetidas
Respostas Certas
Criança 1
Entendeu como funcionava o jogo, respondendo corretamente as perguntas feitas, respondia de imediato, porém dizia ter perdido sem querer dar explicações.
Na segunda tarefa, usou a frase: - Cor proibida da minha casa, para não dizer a cor azul. Na terceira tarefa, quando poderia usar os cartões, separou as cores marrom e alaranjado para ajudar nas respostas
Rafael, 8 anos
Cores Proibidas
Cores Repetidas
Cores Certas
Criança 2
Entendeu como funcionava o jogo, respondendo corretamente as perguntas feitas, pensava um pouco e logo respondia, dizia ter ganhado por não ter falado as cores proibidas. Na segunda tarefa, disse ter ganhado pois não podia falar as cores azul e vermelho e nem repetir as cores.
Na terceira tarefa, disse ter ganhado pois não podia falar as cores marrom e laranja e nem repetir as cores
Rafael, Mariana e Miriam
Conclusão
Analisando as duas crianças com idades diferentes, percebe-se que ambas tem o mesmo números de acertos e erros em tarefas diferentes.
As capacidades de responder as perguntas são parecidas, pois querem responder de imediato.
Apesar de que a 2ª criança, refletia um pouco mais, dependendo da pergunta para a qual iria responder. As duas crianças se encontram no processo psicológico superior, onde não precisam ver o objeto, para saber qual é a cor.
A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão. Essa função comunicativa está estreitamente combinada com o pensamento. A comunicação é uma espécie de função básica porque permite a interação social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento.
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função