Mary Richmmond

1082 palavras 5 páginas
MARY RICHMOND: UM OLHAR SOBRE OS FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL.
Mary Richmond foi uma das mulheres mais importantes para a criação do Serviço Social, por isso é muito importante conhecer suas contribuições para a profissão e são essas informações que a Ilda Lopes Rodrigues da Silva nos mostra através do seu livro.
A autora começa mostrando as principais obras de Richmond sendo as mais importantes os livros: Social Diagnosis e What is Social Case Work? Que juntas formaram os alicerces que elevaram o Trabalho Social à categoria de Disciplina Social. Essas duas obras tiveram grande repercussão na época e ainda continuam sendo muito importantes e atuais para quem faz o Serviço Social.
Para entender o pensamento de Richmond é importante conhecer um pouco da sua biografia e do contexto em que foi criada. Mary Ellen Richmond nasceu na segunda metade do século XIX, no dia cinco de agosto de 1861, em Bellville nos Estados Unidos da América, com a morte prematura dos pais por tuberculose ela passa a viver com a avó e a tia em Baltimor, começou a ler muito cedo antes de entrar para a escola, depois de formada foi morar em Nova York onde tinha que trabalhar e sustentar a si própria. Mary Richmond morreu com 67 anos em 12 de setembro de 1928.
Richmond começa seus trabalhos no campo Social trabalhando como tesoureira na Sociedade de Organização de Caridade (COS), foi ai que ela percebe nos fins propostos pela sociedade um campo fértil para lutar pelas suas idéias, pois trazia em sua bagagem, o conhecimento da realidade social e método próprio de estudo, construídos na luta pela sobrevivência pessoal.
Mary Richmond trabalhou em COS de duas cidades, a primeira em Baltimore que ofereceu a ela uma visão diferente de mundo e a troca de idéias com vários intelectuais, foi a partir daí que Richmond adquire uma postura humanista e passa a visar um processo de legitimação do assistencialismo.
Após concluir o trabalho na COS de Baltimore ela aceita o convite de reorganizar a

Relacionados

  • Administracao Financeira Ross Westerfield Jordan 8ed
    426776 palavras | 1708 páginas