marxismo
5.1 Fale sobre o marxismo, sua obra e seu trabalho.
R: O marxismo é uma teoria social, política, social, sendo que, pela sua amplitude, pode ser considerado uma concepção de mundo. Sua principal obra “O Capital”, Karl Marx descreve como funciona a sociedade capitalista. É nessa obra que trata o conceito de valor ou mais valia, que é a diferença entre o que o operário recebe (salário) e o que produziu efetivamente. No centro da teoria marxista encontra-se o trabalho que, pra ele, seria a expressão da vida humana, por meio da qual é alterada a relação do homem com a natureza. Enfim, através do trabalho o homem transforma a si mesmo.
5.2 Explique a mais-valia.
R: O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
5.3 Os institucionalistas, o que rejeitam e o que consideram:
R: Rejeitam a redução simplória das instituições. Consideram o mercado um resultado da interação complexa dessas várias instituições
6. Crise Financeira
6.1 Quais foram as principais medidas tomadas pelo governo brasileiro diante da redução da atividade econômica após setembro de 2008.
R: As principais medidas tomadas pelo governo foram:
• Incentivo à economia (fornecimento de benefícios fiscais às empresas como forma de manter a economia aquecida e os postos de trabalho)
• Benefícios para as construtoras (principalmente por parte da Caixa Federal), como a ajuda financeira para manter este ramo em termos de desenvolvimento de produtividade e lucratividade e o corte de IPI para materiais de construção que ajudou a estimular o crescimento do setor.
• Mais de 2 bilhões de dólares injetados pelo Banco Central no mercado com a ideia de preservar instituições financeiras e manter o crédito para o consumo.
• Baixa dos juros da taxa Selic e reforço do BNDES com