Marxismo no serviço social
Marx se tornou o maior socialista revolucionário dos ultimos tempos depois de Aristóteles em quem se inspirou. Devido a sua persistência em mostrar para as pessoas o que acontecia realmente na sociedade, marx se tornou hoje um ícone para os estudos da Filosofia sociologia entre outros, inclusive o serviço social onde teve grande peso.
O MARXISMO NO SERVIÇO SOCIAL
O marxismo é a base de ação para os movimentos , tornando assim a teoria em prática. Para o movimento marxista o materialismo é a arma pelo qual é possível transformar a filosofia da burguesia ( o idealismo), em instrumento de serviço do proletariado ( força do trabalho). Analisando o materialismo, Marx desenvolveu a teoria do valor dos produtos:
“ o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria.
No Sistema Capitalista, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, onde muitas vezes é o único bem que se tem, tratada como mercadoria e submetida à leis do mercado, como concorrência, baixos salários.
“ou é isto, ou nada. Decida-se a fila é grande”.
A diferença entre o valor do produto Marx deu o nome de mais-valia, expressando o grau de exploração do trabalho”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx).
O marxismo trouxe para o Serviço Social, a base para transformar a teoria em prática Social e trabalhista, mostrando como o movimento marxista